Logicomix: Uma Jornada Épica em Busca da Verdade

Tempo de leitura ~2 minutes

Nessa primeira publicação falarei um pouco sobre o romance gráfico: “Logicomix: Uma Jornada Épica em Busca da Verdade”, uma história em quadrinhos que narra a busca de Bertrand Russell pelos fundamentos lógicos dos princípios matemáticos, uma prazerosa e recomendada leitura.

Logicomix é uma HQ grega criada por Apostolos Doxiadis e Christos Papadimitriou, eles aceitaram o desafio de criar uma história em forma de quadrinhos que contasse de maneira breve a busca pelo conhecimento lógico matemático, para tal relatam nas páginas da HQ a biografia de Russell, um importante lógico e um influente matemático e filósofo. Apostolos e Christos também registraram o próprio fazer de uma história, interagindo com o público leitor e relatando ao longo as reuniões e conversas que eles tiveram com as pessoas envolvidas no projeto e ao mesmo tempo a biografia de Russell é contada pelo próprio dentro da história, ao retratar sua famosa palestra na qual militantes pediram a ele para que se posicionasse em relação aos conflitos da Segunda Guerra Mundial.

Esse contar sobre si mesmo, ou seja, se referir a si mesma como a HQ foi construída é chamado de postulado da autorreferência e é discutido na história, sendo de grande importância para o entendimento do Paradoxo de Russell, um problema lógico clímax para a busca de Russell.

Além de Russell, são referenciados na história outros grandes lógicos, matemáticos e filósofos, como: Alan Turing, Alfred North Whitehead, Aristóteles, David Hilbert, Georg Cantor, George Boole, Gottlob Frege, Gottfried Leibniz, Henri Poincaré, John Von Neumann, Kurt Gödel e Ludwig Wittgenstein. Alguns deles são apresentados como personagens e outros como membros do Círculo de Viena, associação que era formada por lógicos e filósofos e que tinha como objetivo chegar a uma unificação do saber científico. Os problemas lógicos matemáticos são abordados de uma maneira compreensível a todos os leitores e dentre eles estão: a teoria dos conjuntos, o Paradoxo de Russell e o Teorema da Incompletude, os quais são usados para desenrolar os acontecimentos da história.

Apesar de sua paixão e seu querer em buscar fundamentos lógicos para a explicação de tudo, Russell usa de suas experiências para mostrar que a lógica, o encontro do conhecimento matemático e filosófico, por mais rigorosa e precisa que seja não consegue dar conta de tudo. As coisas do mundo são muito mais complexas e vão além dos fundamentos lógicos e as vezes precisamos de alguns axiomas para partir para algo mais fundamental. Não é à toa que muitos lógicos que tentaram levar a lógica para sua vida enlouquecerem, como é retratado na HQ, e mesmo com mentes brilhantes terminaram sua vida de uma forma não muito feliz.

Russell conclui dessa forma que não há uma resposta lógica pronta para os conceitos da vida, como por exemplo para a questão da guerra a qual foi cobrado, cabendo a cada um de nós pensarmos sobre esses problemas, ou seja, não é possível chegar em uma solução a partir de uma visão lógica e muitas das vezes devemos partir de certos pretextos pessoais.

Melhores frases e monólogos de Mr. Robot

Mr. Robot é uma série pouco reconhecida e infelizmente não muito difundida por aí, para mim foi uma das melhores séries do ano e tenho grandes expectativas para o episódio final (4ª temporada) que será exibido ainda hoje através do canal USA Network [...] Continuar lendo

Se você quer um final feliz, não leia isso

Published on January 14, 2017

Melhores frases e monólogos de Westworld

Published on December 10, 2016